segunda-feira, 23 de julho de 2012

Testes de Personalidade?... Hunf!

Há coisas que me assustam e fazer um teste de personalidade, tendo dado um resultado que alguém anteviu é uma delas...

Há uns dias falaram-me do teste de personalidade chamado Eneagrama de Personalidade e se eu já o teria feito, porque me reviam numa determinada personalidade... Se isso é bom ou mau, na altura não percebi porque desconhecia o teste, e principalmente porque vem de uma pessoa que conheço há pouco tempo e que não é suposto conhecer-me assim tão bem. Não quis saber a perceção do meu amigo para não me enviesar e fiquei a pensar no assunto.

Vai daí que estive a pesquisar pelo mundo que a net é, para perceber melhor as premissas e outputs do teste e encontrar algum que fosse fiável, pois a curiosidade estava a ficar bem aguçada.

Assim de forma resumida o Eneagrama é uma ferramenta de auto-conhecimento e bem-estar, um antigo sistema de sabedoria, que descreve 9 tipos de personalidade, isto é padrões de pensamento, sentimento e ação distintos e fundamentalmente diferentes. Contudo, segundo a teoria, todos nós temos um pouco de cada uma delas, desenvolvendo um "tipo" mais do que os outros. Pelo que percebi a grande mais valia é podermos potenciar ou corrigir determinados comportamentos, que assim, trazemos para o nosso consciente. (Exemplo de teste aqui)

Em boa verdade eu revejo-me totalmente no meu resultado!

Há coisas que não consigo evitar, porque há coisas que nunca mudarão em mim!

Os 9 tipos são:



 E eu claramente sou o 2!
A pergunta que fica no ar é, serei eu assim tão transparente?... (sim, mas isso será assim muito mau?!)
***

Sem comentários: